Baixada Fluminense é uma região do estado do Rio de Janeiro que engloba desde a área da Baía da Ilha Grande até Campos dos Goytacazes, no limite com o Espírito Santo.
Sobre a Região
A região conheceu um certo desenvolvimento a partir do ciclo de mineração no Brasil, no século XVIII, quando foi importante corredor de escoamento do ouro de Minas Gerais. Mais tarde, já no século XIX, foi uma das primeiras regiões de plantio do café no Brasil.
Outro grande impulso econômico se deu com a criação da Estrada de Ferro Dom Pedro II (atual E.F. Central do Brasil), já no Segundo Reinado(1840-1889), o que esvaziou as rotas tradicionais pelos rios e caminhos da região, mas faz surgir novas vilas e povoados no entorno das estações como Maxambomba (atual Nova Iguaçu), Belém (atual Japeri), dentre outras, que hoje formam as principais cidades dessa região.
No início do século XX, a Baixada Fluminense começou a receber obras de drenagem, ainda que de forma bastante irregular, com o intuito de torná-la minimamente habitável para receber a grande leva de migrantes vindos de outros cantos do país em busca de melhores condições de vida na então capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, bem como diminuir os graves problemas de saúde, marcadamente os surtos de malária que assolavam a região. Tal movimento, no entanto, se dá de forma menos oficial e mais "natural" do que se imagina. A grande quantidade de terrenos vazios, somados à facilidade de transporte possibilitada pelas estradas de ferro (como a EFCB e seus ramais e a Rio d´Ouro e pela inauguração de rodovias importantes como a Presidente Dutra e a Avenida Brasil tornaram a ocupação da região mais intensa a partir da década de 1970, seguindo um movimento natural de migração no Brasil. Tais movimentos migratórios, porém, são uma constante na história da região, seja por conta do movimento dos tropeiros nas estradas que ligavam o Rio e a baixada às Serras antes da inauguração da linha férrea, seja no momento pós-abolição, quando um grande número de ex-escravos e/ou seus descendentes usam a mesma linha férrea com destino ao Rio em busca de melhores oportunidades. Muitos desses migrantes acabaram se estabelecendo na Baixada ou na Zona Norte do Rio.
Espero que tenham gostado!
Um abraço!